segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Qual é a ilha habitada e mais isolada do Mundo?

EN07_117
 
A ilha habitada e mais isolada do planeta é Tristão da Cunha, situada no sul do oceano Atlântico. É um dos três constituintes do território ultramarino britânico de Santa Helena.
 
Tristão da Cunha encontra-se a uma distancia de 2,816 km da África do Sul e 3,360 km da América do Sul, tornando-a a mais remota ilha habitada do planeta. Existem ilhas ainda mais mais afastadas de massas continentais, no entanto estas não são habitadas. A ilha habitada mais próxima de Tristão da Cunha é Santa Helena, a 2,173 km a norte.
 
image
 
Tristão da Cunha é a maior ilha de um arquipélago constituído por duas ilhas principais e algumas mais pequenas. Por ordem de tamanho, essas ilha são: Ilha Inacessível, Ilha Nightingale, Ilha do Meio e ilha Stoltenhoff. Estas encontram-se localizadas a cerca de 32 km uma das outras.
 
Tristão da Cunha tem uma área de 201 km2, semelhante a uma grande cidade como por exemplo Paris, embora a grande maioria da ilha se encontre desabitada devido às suas características montanhosas. A única região plana é a capital, Edimburgo dos Sete Mares. Nesta ilha habitam cerca de 270 pessoas, formando aproximadamente 80 famílias, que partilham apenas oito sobrenomes. Devido à endogamia, vão surgindo alguns problemas de saúde como asma, glaucoma, como consequência do casamento inevitável entre pessoas de parentesco próximo, como por exemplo, primos de segundo grau.
 
O ponto mais alto da ilha é um vulcão, Pico Quenn Mary, com uma altitude de 2.062 Km. Este entrou em erupção em 1961, forcando a evacuação de todos os habitantes para o Reino Unido, sendo que a maioria acabou por voltar em 1963.

Nenhum comentário: