quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Manual de elevador

- E a pessoa que fica parada na porta com gente atrás querendo sair?

- Pior são as que entram sem esperar as de dentro saírem. Irritante.

- Elevador é um saco.

- As pessoas são um saco, as pessoas!

As duas mulheres conversavam no elevador onde eu estava, comentando aquilo que observo todo dia e, provavelmente, você também. Achei a conclusão meio radical, sobre todo mundo ser um saco. Mas já reparou como certas pessoas vão entrando no elevador parado sem dar chance para quem está dentro sair primeiro? Meu companheiro de redação Leonel Rocha diz que tem uma velhinha que mora no fundo do elevador. Ela nunca consegue sair.

Anedotas à parte, elevadores são uma interessante fonte de estudos comportamentais. As pessoas conseguem, num curtíssimo espaço de tempo, mostrar como podem ser gentis e rudes. Tem gente que só de ouvir as passadas de alguém segura a porta do elevador. Essas pessoas têm um sorriso no rosto e dão bom dia a quem entra. Tem os que ficam na frente do painel e que, além de não te darem chance de apertar o seu andar, não fazem menção de te ajudar. Tem os passageiros hipnotizados pelo painel luminoso de propaganda e informações, onde frases batidas e repetidas por celebridades dão o tom de auto-ajuda do Twitter. “Viva hoje como se não houvesse amanhã”. A-ham.

A plaquinha do lado de fora alertando os passageiros para checarem, antes de entrar no elevador, “se o MESMO está no andar”, seria mais útil se viesse com um manual. Esse manual, respeitando a linguagem que uma determinada lei fez replicar em placas país afora, diria o seguinte sobre o elevador, digo, sobre o mesmo:

1) Quando o mesmo chegar, aguarde as pessoas de dentro saírem antes de você entrar.

2) Se o mesmo estiver muito cheio, não segure a porta para contar se cabe mais um. Aguarde a próxima viagem.

3) Se o mesmo não estiver cheio, não fique parado na porta obstruindo a saída.

4) Se você for para o último andar do prédio, não custa nada ficar no fundo do mesmo.

5) Seja gentil, e segure a porta do mesmo para a pessoa com dificuldades atrás de você.

6) Se o mesmo tiver ascensorista, cumprimente-o. Ele não é enfeite.

7) Se o mesmo tiver porta pantográfica, não tente segurá-la.

8) Se o mesmo estiver em outro andar, e você quiser subir, aperte o botão com a seta para cima. Não aperte o botão com seta para baixo como se você estivesse falando com o mesmo “desça aqui para me buscar”. A seta iluminada indica para onde o elevador, quero dizer, o mesmo seguirá depois de parar para buscar você.

9) Se estiver acesa a seta de baixo, e você não quiser ir para a garagem, não entre no MESMO mesmo. Esse entra-e-sai de alguém na dúvida que faz a porta do elevador abrir e fechar desnecessariamente várias vezes irrita os outros passageiros, sobretudo os atrasados.
 
As duas últimas regras ficaram meio grandes, mas já reparou como o povo erra isso?

Fonte: Mulher 7 por 7

Nenhum comentário: