sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cigarro e anticoncepcional juntos afetam sistema vascular

 
Você já deve ter ouvido falar que cigarros e anticoncepcionais de via oral, as populares pílulas, não são uma boa combinação. Segundo os médicos, quem sofre e fica comprometido por esses hábitos em conjunto é o sistema cardiovascular. Isso acontece porque tanto o anticoncepcional como o cigarro acabam tendo como efeito colateral a alteração dos vasos sanguíneos.

"O cigarro libera substâncias que causam um fechamento do vaso sanguíneo. O efeito do anticoncepcional libera algumas substâncias que tem a capacidade de estreitar e formar uma camada inflamatória nos vasos. Então a combinação das duas coisas com o sedentarismo, que é um elemento importante, leva a um risco aumentado dessas pacientes ainda em idade jovem desenvolverem uma doença que teoricamente seria mais comum em idades avançadas", explica o médico Marco Russo, pneumologista do Hospital Vitória, em São Paulo.

A principal doença associada a essa combinação de riscos é a trombose, mas mulheres fumantes e que utilizam pílulas anticoncepcionais também apresentam mais possibilidade de ter varizes. Saiba mais sobre isso na próxima página.
 
Trombose

O que chamamos de trombose é o aparecimento dos sintomas da formação de coágulos de sangue em veias ou artérias que aderem às paredes dos vasos sanguíneos e prejudicam a circulação. O aumento do risco de desenvolver essa doença é um efeito colateral já anunciado nas bulas das pílulas anticoncepcionais, mas não são todos os contraceptivos que apresentam esse efeito.

"São aqueles que têm o hormônio estrógeno em sua forma sintética. Essa associação do estrógeno sintético com o cigarro é uma combinação que aumenta muito o risco de trombose, principalmente se essa mulher tem um fator de risco genético. Normalmente só as pílulas anticoncepcionais de via oral podem ter esse tipo de hormônio", afirma a médica ginecologista Rosa Maria Neme.

Como o aparecimento de coágulos é mais frequente em mulheres que fazem o uso de cigarro e pílulas anticoncepcionais, elas também têm mais chances de sofrer com o surgimento de varizes. "Independente de uma predisposição individual, a associação de cigarro e anticoncepcional pode levar a alterações circulatórias e vasculares. Podem existir pequenas tromboses e o organismo, para refazer o fluxo daquele vaso que ficou obstruído, faz uma nova circulação, que é o cordão varicoso", adverte o médico Marco Russo.
 
Conteúdo do site bbel.com.br

Nenhum comentário: