sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dez dicas de etiqueta para a empregada doméstica

Na hora de retirar a mesa
Jamais empilhe os pratos, eles devem ser retirados separadamente. Não dá para formar uma 'torre' enorme e tentar retirar tudo ao mesmo tempo. Evite raspar talheres para tirar o resto da comida. Caso haja mais funcionárias na casa, saiba trabalhar em equipe: cada um conhecendo sua tarefa.

Seja discreta
Não diga ao telefone que a patroa está no banheiro ou dormindo. Não dê detalhes. O certo é perguntar se a pessoa quer deixar recado e anotar para a patroa. Conheça a rotina da casa, cada uma tem seus hábitos diferenciados.

Cabelos sempre presos!
É preciso sempre manter os cabelos presos. Isso é básico. Quem trabalha na cozinha não pode ter cabelo solto.

Evite perfumes
Tente sempre evitar o uso de perfume na hora do trabalho. É uma coisa que incomoda, além do cheiro do perfume se confundir com o da comida.
 
Maneira correta de falar
A maneira correta de falar com os patrões também deve ser notada. Deixe de falar, por exemplo: "Posso colocar a janta?". O certo é: "Posso servir o jantar?". Seja carinhosa com todos, principalmente com as crianças e idosos da casa.
 
Nada de som alto!
As secretárias do lar podem ouvir música desde que não tirem a privacidade dos patrões. O que não pode é volume alto demais.

Cuidado com celular
Para o uso de celular, como em qualquer trabalho, é preciso bom senso. Não se deve ficar no celular o tempo todo.
 
O uso do uniforme
O ideal é que a empregada use uniforme, é a identidade de sua profissão. Não precisa ser aquele 'de babados', mas o uniforme evita, por exemplo, o constrangimento de a patroa ter que pedir para a funcionária não vestir mais aquele short, nem a blusa decotada.

Mantenha seu uniforme sempre limpo e bem passado. Cuidado com os botões, e barras e faça troca diária ou sempre que necessário.

Nenhum comentário: