sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Árvore curiosa de Mil Cores

 

 
O Eucalipto Arco-íris é uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura e não é australiano, é nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.

Seu grande atrativo ornamental é o caule bem cilíndrico e é revestido por uma casca marrom que no momento em que vai se desprendendo da árvore em fibras longas vai expondo o nova textura do tronco de cor verde brilhante e á medida que vai amadurecendo vão aparecendo nuances de cores azul, roxo, laranja e tons de marrom. Com esse caule multicolorido e volumoso torna-se uma excelente opção para plantio em alamedas em locais de bastante espaço e afastado de construções.

Além do tronco suas folhas também são decorativas, apresentam coloração verde-escuro brilhante na parte superior e acinzentado na parte inferior.

Produz grande quantidade de flores brancas pequenas reunidas em grandes inflorescências florescendo diversas vezes ao ano sendo que o auge ocorre na primavera. Essas flores são perfumadas e melíferas.

Curiosidades: Esse Eucalipto é o único nativo do hemisfério norte e nas Filipinas é a espécie mais usada para a produção de celulose.
Também é conhecido por outros nomes: Eucalipto da Nova Guiné, Eucalipto das Filipinas. Nesses dois países recebe os seguintes nomes regionais: Bagras nas Filipinas e Kamareal na Nova Guiné. 
 
Sua área natural ocupa-Nova Guiné, Nova Bretanha, Mindanao e Sulawesi
 
Sua característica mais marcante é a coloração variada do tronco.
 
 
Ao mover a casca anualmente, mas em momentos diferentes, o verde escurece interior para dar azul, roxo, marrom, laranja, rosa ocre, e muitos mais, como você pode ver nestas fotos.
 
 
 
 
Evergreen pode crescer até três metros em um ano.
 
Esta árvore é cultivada em todo o mundo para o papel.
 
Ele também é usado como uma árvore ornamental no paisagismo por suas belas cores. 
           

Nenhum comentário: