quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Qual é o seu naipe?

O Tarô é formado por Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Muita gente conhece e já ouviu falar dos Arcanos Maiores (aquelas cartas que tem nomes diferentes: O Mago, A Papisa, A Imperatriz, etc.), mas não sabem que na verdade, temos 78 cartas ao todo nesse baralho. Ou seja, os Arcanos Maiores compõem um grupo de 22 cartas. E as outras 56 cartas são conhecidas como Arcanos Menores, semelhantes ao baralho comum, porém com boas diferenças.Os Arcanos Menores são formados por cartas numeradas e pelas figuras da corte. Todas as cartas pertencem a um naipe. E, ao todo, são 4 naipes: Ouros, Espadas, Copas e Paus. Cada naipe tem uma explicação, uma vibração, um significado e uma associação. Aqui falaremos dos quatro para que você leia, conheça e também associe ao seu comportamento e sua manifestação pessoal. Vamos a eles:

Ouros: Naipe de pessoas práticas, objetivas, diretas. A pessoa conhecida como “pé no chão” costuma não ter muita paciência para excesso de emotividade ou carências alheias. Normalmente são pessoas preocupadas em resolver as situações que surgem à sua frente, gostam de ver consistência ou solidez em outras pessoas e acontecimentos, preferem não dar espaço para dispersão ou confusão. Por isso, são vistas como frias ou rígidas, o que não elimina sua capacidade de mostrar afeto e de saberem usar a própria percepção.


Espadas: Naipe de pessoas expansivas, falantes, interativas. A pessoa que se assemelha a esse elemento costuma gostar de informação, variedade, evitando a mesmice e a rotina. Pode ser conhecida como “cabeça de vento” ou muitas vezes vista como dispersa, por ter a mente veloz, ágil e gostar de agir imediatamente após pensar ou querer alguma coisa. Ativas, velozes de raciocínio, soltas e antenadas, essas pessoas gostam mesmo é de aprender (desde que o aprendizado não dure por tempo prolongado demais). Em função de sua manifestação carismática e comunicativa, são tidas como superficiais ou desatentas, mas na realidade dominam as interações e conseguem reciclar a própria vida como ninguém.

Copas: Naipe de pessoas emocionais, sensíveis, intuitivas. Quem se identifica com esse Naipe gosta de acreditar, de se sentir inspirado (a), de viver as emoções (e consegue captar emoções em tudo o que vivenciam). Porém, não são apenas ligados às emoções, mas também aos sonhos, à intuição e à beleza que permeia o mundo e as pessoas. São muitas vezes confundidos, já que se mostram receptivos e adaptáveis, tanto que muitos preferem rotulá-los como “sentimentalistas” ou “inconsistentes”. Porém, são flexíveis e conseguem equilibrar muitas situações graças à sua maleabilidade e sabedoria.

Paus: Naipe de pessoas intensas, conscientes, firmes. A pessoa que se identifica com Paus tem facilidade em ser generosa, compreende as situações de um ponto de vista amplo, consegue assimilar os prós e contras das situações ou pessoas, tentando conviver da melhor forma possível com tudo isso. Podem ser insistentes demais, até vistas como teimosas, mas não abrem mão de lutar pelo que acreditam. Ainda que agarrem seus objetivos com força total, nunca ultrapassam os limites do respeito e consideração, procurando encontrar vias de acesso à realização com sensatez. Muitas vezes vistas como arrogantes, na realidade são capazes de exercitar a solidariedade e desconhecem o preconceito com maestria.

Como o ser humano muda (afinal de contas, aprendemos e superamos nossas próprias fases de vida) é possível que se identifique com mais de um Naipe, conforme o momento vivido. O que importa é que compreenda melhor cada manifestação e associe os Naipes do Tarô com aspectos comportamentais, humanos, que não são meramente utilizados como cartas de adivinhação, mas traduzem muitas experiências e sensações que vivemos diariamente.

Conteúdo do site Estrela Guia

Nenhum comentário: