Gasolina Comum
O combustível é derivado do petróleo - um mineral não renovável, proveniente da mistura de restos orgânicos depositados em mares e lagos. De acordo com as leis brasileiras, a gasolina comercializada nos postos contém 22% de álcool etílico na sua composição. O objetivo dessa medida é diminuir a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, que potencializa os efeitos do aquecimento global. Possui um alto rendimento e poder de octanagem (combustão) mediano.
Gasolina Aditivada
Possui elementos que funcionam como “detergentes” e ajudam a manter os bicos injetores e os dutos do motor mais limpos. Isso enriquece a mistura de ar e combustível, melhorando a queima da gasolina. Os componentes também evitam o acúmulo de sujeira no motor do automóvel, evitando a perda de potência e possíveis falhas no sistema. Mas lembre-se: o combustível aditivado não corrige defeitos, apenas previne!
Etanol
Etanol
Conhecido popularmente como álcool, tem origem vegetal, pois é produzido da cana-de-açúcar. Em outros países, o combustível também costuma ser extraído do amido de milho. A octanagem presente no etanol é maior quando comparada à da gasolina, garantindo um melhor aproveitamento da energia liberada pelo combustível. Os principais pontos negativos do álcool são seu alto consumo e seu baixo índice de lubrificação. Isso significa que algumas peças poderão ter menor vida útil, por causa do alto atrito entre elas. Para diminuir esses efeitos, o álcool pode ser comercializado com um percentual de 7% de água em sua composição.
Diesel
Diesel
É produzido a partir de uma mistura de óleo e etanol. Tem como pontos fortes a baixa emissão de poluentes e o alto rendimento - principalmente quando comparado à gasolina. Por esses motivos, o diesel é muito mais utilizado em automóveis “pesados”, como ônibus, caminhões e utilitários. Entretanto, o diesel possui preço de comercialização um pouco mais elevado em relação aos outros combustíveis.
Posto nota 10!
Posto nota 10!
Seja qual for o combustível do seu carro, confira algumas atitudes que todo bom frentista deve adotar:
- O funcionário precisa estar sempre atento à chegada dos clientes, para não deixá-los esperando.
- O uso de flanelas e luvas evitam que respingos de combustíveis caiam na lataria do automóvel.
- Frentistas que se oferecem para checar óleo, água, fluido de freio e estepe demonstram maior atenção com os clientes.
Conteúdo do site De Caronoa com Elas
Nenhum comentário:
Postar um comentário