Elegância na hora de negar ou reclamar
Entrando em contato com o SAC
Ligações de telemarketing
As técnicas e os recursos de conversação desses profissionais são muito diferentes. Quem nos telefona, a qualquer hora do dia, em horário comercial, usa um script baseado no que pretende vender.
Pessoas de telemarketing são treinadas a persuadir,
São pessoas treinadas a persuadir, a insistir, a contornar as resistências dos consumidores, usam de lisonjas e são "vendedores por telefone"; supervisionados e gerenciados num sistema em que quanto mais se vende, mais se ganha em bônus. Usam estímulos verbais, técnicas de conversação, neurolinguística e frases afirmativas. Eles, os operadores de telemarketing parecem sempre estar em "festa", entusiasmados, oferecendo o que há de melhor para o consumidor.
Eles precisam "acreditar" que você, naquela hora, naquele dia, estava ansiando, querendo comprar o seu produto ou serviço, pensando só "naquilo" e apenas não sabia como fazer e, por isso eles tocam o seu telefone, como uma "fada madrinha" ou um "príncipe encantado" abrindo sua grande chance de participar da compra por telemarketing.
Elegância para negar
Use uma frase simples para dizer do seu interesse ou desinteresse naquela oferta do telemarketing e desligue se não quiser comprar. O problema é quando insistem, querendo saber as razões da recusa. Ao fazerem perguntas, tentam inverter a posição e fazer uma sondagem das motivações do consumidor.
O problema do telemarketing ativo, que não é restrito ao Brasil, chegou a um ponto em que hoje, quem quer bloquear esse tipo de abordagem de venda, cadastra-se nos órgãos oficiais de proteção ao consumidor e impede que o seu telefone seja contatado.
Seja firme para negar com elegância
A rigor, o profissional de telemarketing tem tantos telefonemas a fazer por dia que ele desenvolve uma "armadura" para aguentar as dezenas de negativas que recebe ao telefone. O consumidor, que não é um profissional, irrita-se. Não use esse profissional de telemarketing para desabafar assuntos e problemas que não lhe dizem respeito. Desligue com elegância e seja firme com o que quer.
Atenção: Não forneça informações que não queira. Seja cauteloso e prudente.
Como agir com elegância se somos nós que precisamos telefonar no SAC para obter informações ou reclamar de algo?
Por Maria Lucia Zulzke
Nenhum comentário:
Postar um comentário