terça-feira, 30 de agosto de 2011

A gravata certa para cada tipo de camisa

Mais do que um simples acessório, a gravata é um item que todo homem deve ter pelo menos em duas opções de cor, merecendo sempre um espaço reservado no guarda-roupa masculino.

Indispensável para ocasiões que exigem formalidade, ela se transforma em símbolo de elegância, respeito, dignidade e status. Com isso, essa pequena peça pode mudar completamente o visual quando o homem sabe como combiná-la.

Agora a grande questão: com que camisa usar? Ao contrário do que muitos pensam, é permitido usar gravata com manga curta, mas não é muito clássico. Não é normal nem importante usar gravatas no tom da camisa. A gravata é uma peça independente do resto do traje. Para as demais dúvidas, fique atento à lista a seguir:

Camisa branca ou clara: Aceitam qualquer tom ou desenho de gravata mais escuro que a camisa, especialmente quando usadas com traje escuro.

Camisa azul: Tonalidade neutra e fria aceita qualquer combinação com a gravata. Tons de azul, verde, castanhos, acinzentados e bordô funcionam bem.

Camisa colorida: Gravatas lisas no tom ou com estampado que repita a cor.

Camisa cinza: Aposte nas gravatas sempre mais escuras que a camisa. Podem ter tom sobre tom, estampas ou lisas em tons de bege, castanhos, azulados, vermelhos escuro, marinhos ou pretos. O cinza aceita cores vivas em tramas ou desenhos mais elaborados (amarelo, mostarda, tangerina, violeta, vermelho fosco).

Camisa bege: Gravatas em tonalidades próximas, lisas ou estampadas em cinza, tons de azul, verdes de qualquer família e rosados.

Camisa escura: Gravatas e trajes mais escuros que a camisa. A gravata pode ser lisa, texturizada ou com micro estampas em fundo escuro. Camisa preta combina com gravata preta, marinho ou marrom escuro, nunca mais clara que a camisa.

Camisas estampadas: Camisas xadrez, listrada ou com micro estampas podem ser usadas com gravatas em ambientes informais. Repita na gravata as cores da estampa da camisa para criar uma unidade nos tons mas, na dúvida, não arrisque.

Nó Clássico (ou Windsor): Para ser utilizado em camisas com colarinhos largos ou onde a distância entre as duas pontas é grande.


Nó Semi Clássico (ou semi-Windsor): Indicado para ser utilizado nas camisas de colarinho padrão nem largo nem estreito. É um nó adequado para gravatas de seda ou de outro tecido leve.


Nó Esportivo (ou four-in-hand): Este tipo de nó possui um visual mais descontraído. É utilizado para colarinhos estreitos e golas pouco pontudas


Dicas:

Você sabia que o uso correto de uma gravata levanta qualquer look, seja ele social, esporte fino ou casual.

O bom senso concomitante com o feeling são as melhores dicas para fazer sucesso com seu traje. Mas se você não tem tanto conhecimento assim em gravatas, veja nossas dicas:
  • A ponta da gravata deve terminar onde começa a fivela do cinto.
  • A gravata não precisa combinar com o sapato ou o cinto.
  • A gravata deve ser sempre em tom mais escuro do que a camisa.
  • Não se usa mais prendedor de gravata apesar de muita gente ainda não saber disso.
  • As gravatas mais finas em torno de 7cm estão em alta, mas alerta só fica bem com ternos slim fit, e se você estiver em forma.
  • E finalmente gravatas de cores fortes como roxo, vermelho, lilás, cinza e as gravatas em tons pastel como rosa, amarela, verde estão super na moda, porém se você for usar uma gravata chamativa o seu traje deve ser o mais sério possível, pois ao mesmo tempo que "quebra o gelo" do traje não te deixa parecendo uma árvore de natal. Saiba combinar e evite exageros, porém abuse no estilo.

Um comentário:

MARY disse...

Oi ,Amiga Conceição. Tudo bem?
Dicas muito úteis! A maioria dos homens não sabem usar a gravata corretamente!
Vim desejar uma Ótima Terça e um bela continuação de semana!
O Blog "Natureza Feminina" traz um post sobre Salas de Estar.
Será que tem alguma que vc possa achar que é a "sua cara"?
Passe lá pra ver qdo der!
Beijinhos,MARY.

http://naturezafeminina.zip.net