segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como se comportar no aeroporto e no avião


Em casa

Prepare-se
● Viaje com roupas confortáveis. A altitude deixa o corpo ligeiramente inchado.
● Evite acessórios metálicos, cintos e relógios. Eles podem ser considerados perigosos pela fiscalização e ficar retidos antes do embarque.
● Short e blusa de alcinha não pegam bem. Também não é necessário se produzir como se fosse para uma festa.
● Prepare duas malas: uma maior, para despachar, e outra menor, para levar na mão. Coloque etiquetas com seu nome e contatos.
● Fique de olho nos limites de peso das malas. Há taxas para peso excedente.

No aeroporto

Checkin
● Apresente-se no balcão da companhia aérea pelo menos uma hora antes do horário de saída do voo.
● Há fila para realizar o checkin. Se houver muita gente na sua frente e o horário do seu voo estiver chegando, procure um funcionário da companhia.
● Quando chegar a sua vez, apresente um documento original com foto.
● Você receberá um bilhete para o embarque. Se não reservou um lugar ao comprar a passagem, essa é a hora de escolher um assento.
● Caso viaje com uma criança, apresente o RG ou a certidão de nascimento dela. Maiores de 12 anos podem viajar desacompanhados no Brasil. Caso não haja parentesco, é necessário apresentar uma autorização dos pais, com assinatura reconhecida em cartório.
● Leve joguinhos e outros brinquedos pequenos para distrair as crianças. Jamais deixe-as correr pelo aeroporto.
● Se a criança for pequena, leve uma chupeta. Assim, ela vai se adaptar melhor aos efeitos da pressão e ficar mais tranquila.
● Os banheiros têm trocadores de fraldas. É lá que você deve trocar a do seu filho.

Em caso de atraso
● No Brasil, é comum que os voos se atrasem, principalmente nas férias. Tenha paciência e exija seus direitos com educação no balcão da companhia.
● As empresas têm obrigação de custear a alimentação e a estadia quando os atrasos forem superiores a quatro horas. Caso a empresa não cumpra essa regra, procure um dos juizados especiais cíveis instalados nos aeroportos. Negocie tudo com diálogo, sem brigas.

Ao embarque!
● Depois de fazer o checkin, vá para o portão de embarque. Chegue com antecedência mínima de 20 minutos. Você terá que passar pelo detector de metais. Evite usar acessórios metálicos. Se algum item proibido (como um alicate de unha) for detectado, ele deverá ser entregue ao fiscal.

A bordo do avião

Ao se acomodar
● Encontre seu assento pelo número marcado no bilhete. Guarde sua mala de mão no bagageiro superior. Você pode até pedir para trocar de lugar, mas não crie constrangimento caso a resposta seja negativa.
● Se o voo não estiver lotado, você pode trocar de lugar antes da decolagem. No entanto, pergunte à tripulação se o assento que você quer realmente está vazio.
● Permaneça com o cinto de segurança. Ele é a garantia de que você não vai se machucar em caso de turbulência. Só solte-o com autorização.
● Preste atenção ao breve treinamento de emergência dado pelas comissárias antes da decolagem.
● Desligue o celular. Ele pode interferir nos sistemas de navegação do avião.

No ar
● Levante para ir ao banheiro ou para esticar o corpo, mas não fique passeando ou conversando em pé.
● Se precisar de ajuda, chame o serviço de bordo pelo botão instalado no painel. Ele acende uma luz e emite um sinal sonoro. Aperte o botão e espere o comissário aparecer. Não grite por ele.
● As companhias servem lanches, que costumam ser pequenos. Não conte com isso para matar a fome.
● Respeite o espaço do vizinho. Não insista em papear e não invada o espaço dele na hora de comer ou de ler o jornal.
No destino
● Ao sair do avião, todos os passageiros se dirigem a um saguão onde retiram suas bagagens em esteiras rolantes. Cada esteira é destinada a um voo. Informe-se com um funcionário da sua companhia. Em alguns aeroportos, há um telão que exibe o número da esteira correspondente ao seu voo.
Uma dica importante: não adianta ter pressa nessa hora. Posicione-se ao redor da esteira e espere suas malas com paciência.
● Ao pegar a sua bagagem, confira a etiqueta para confirmar se a mala é sua mesmo. Muitas vezes, donos de malas parecidas levam a bagagem errada para casa.
● Se sua mala não chegar, procure um funcionário da companhia aérea. Infelizmente, às vezes as bagagens são extraviadas. Sua mala pode ter ficado na origem ou ter sido despachada para a cidade errada. Nesse caso, a companhia costuma entregar a bagagem no endereço que você indicar depois de alguns dias.

Conteúdo do site SOU MAIS EU  

2 comentários:

NADJINHA disse...

OIE DOLADINHA ...QUE LEGAL ..NUNCA ANDEI DE AVIÃO ...AGORA JÁ SEI UMAS DICAS LEGAIS KKKKKK...E VIVA SÃO PEDRO ..CUMADE !SÓ TEM ESSA SEMANINHA ..VAMOS APROVEITAR ...DANÇAR ... COMER E BEBER MUITO KKKKKKKKKKKKK....ATÉ O DIA RAIAR !!BEIJUS FELIZ SEMANINHA !!!
E TEM FOTITAS DO MEU DESFILE NA BAUER ..FESTA ALEMÃ AQUI EM PETRÓPOLIS !!!

Cacau disse...

Bom dia!
Que coisa boa te receber em minha casa,adorei seu post,principalmente porque com os preços mais baixos muitas pessoas estão viajando de avião pela 1ª vez e ficam "cheias de dedo" sem saber como se portar no aeroporto e dentro do avião.
Muito legal mesmo suas dicas.
Beijos e beijos