segunda-feira, 18 de abril de 2011

Roupa certa no lugar certo

Quando falamos em roupa e moda, nada pode ser mais desesperador do que quando somos convidadas para eventos empresariais, casamentos, jantares, almoços requintados, festas e não entendemos o traje determinado pelo anfitrião. A primeira dúvida que surge para a maioria das mulheres é: que roupa usar?

Escolher o traje adequado depende de uma série de fatores, tais como horário, ocasião do evento e, em alguns casos, o que é sugerido no convite. Caso não haja no convite detalhes sobre o traje, a primeira coisa que devemos pensar é se o evento ocorre de dia ou de noite.

Se o evento é durante dia, o traje pode ser mais casual, mais descontraído. Procure descobrir se o evento ocorrerá em uma área interna ou externa. No caso de ser externa, evite saltos muito finos, pois eles poderão dificultar sua locomoção ao andar sobre um gramado, se for o caso.

Em eventos no campo, o chapéu pode ser um acessório muito chique. Aproveite para usar estampas em festas diurnas. Brilho durante o dia é permitido, desde que seja discreto, podendo estar em um detalhe de paetê fosco, por exemplo. Prefira cores leves ou coloridas. Roupas escuras e de tecidos pesados não combinam com o sol e claridade. Prefira os tecidos leves. Não é preciso usar meia calça. Vá mais descontraída, discreta, de maquiagem leve e nada de cabelo muito elaborado.

De noite é permitido uma produção mais refinada. Os tecidos podem ter brilhos, serem mais pesados e as cores geralmente de tons fechados. Em relação aos acessórios; os sapatos devem ter salto e as jóias vistosas são bem vindas. Porém tudo dependerá da ocasião...

Não fique confusa! Para ninguém cometer nenhuma gafe, criamos uma lista de regrinhas básicas para você se virar bem na hora de escolher a roupa certa e entender (de uma vez por todas!), o que significa os termos complicados e confusos das especificações que vêm nos convites!

Traje Esporte

Geralmente usado em almoços e eventos de dia. A roupa para um evento deste tem um tom mais casual, mais relaxado. Pode usar tanto um vestido curto e estampado, como uma calça comprida com blusinha ou camisa. Tecidos variados como crepes, gabardine, algodão ou jeans. Acessórios discretos, bolsa tamanho médio e sapatos como sandália, sapatilha e até o tênis!
A maquiagem deve ser leve e o cabelo estar o mais natural possível. Se o evento for à noite, use terninhos em tecidos opacos como lã ou calça social acompanhada por blusinha de algodão e uma sapatilha, por exemplo.

Traje "Tênue de Ville", Esporte Fino ou Passeio
 
Ocasiões como vernissages, coquetéis e jantares. Use Tailleurs, terninhos, pantalonas, blusa de seda, vestidos de crepe, microfibra, de cores neutras e materiais discretos. Bolsa de tamanho moderado para o dia e pequenas à noite. Meia calça se estiver frio. Nos pés, sapato baixo ou salto fino. A maquiagem continua discreta e o cabelo pode estar meio preso.

Traje Social ou Passeio Completo

Este é como o traje passeio, só que mais refinado e caprichado. Os vestidos, tailleurs, saias e blusas nesta ocasião devem ser de tecidos mais nobres, como a seda, xantungue, musseline, e podem ter brilhos. Nos pés, saltos altos usados com meias finas. Os acessórios podem ser bolsas pequenas, bijuterias mais elaboradas ou jóias, xales e echarpes. A maquiagem e o cabelo podem ser mais elaborados.

Black- Tié, "Tênue de Soirée" ou Rigor

Geralmente requisitado em festas glamorosas, como casamentos ou festas de formatura. Nesta ocasião usa-se vestidos ou saias com tops luxuosos, o look deve ser sofisticado!
Um vestido longo de tecido nobre, jóias e sapatos de salto alto e fino com meia finíssima. Bolsa bem pequena, ou tipo carteira.
Uma dica: Ao usar vestidos neutros, destacar as jóias. Se o vestido for muito trabalhado, use jóias discretas. O penteado é geralmente preso e a maquiagem elaborada para a noite.

Nenhum comentário: