quarta-feira, 27 de abril de 2011

Coleta seletiva de remédios

Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para gripe, pomadas etc. Mas o que fazer quando os medicamentos vencem ou simplesmente não devem mais ser usados?

Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento.

Como e onde descartar os medicamentos:

- Plantas medicinais - Podem ser descartadas no lixo comum, pois são consideradas lixo orgânico. Se estiverem encapsuladas devem ser abertas e o pó descartado separadamente das cápsulas vazias.

- Cápsulas com extratos secos - Devem ser descartadas em lixo próprio para medicamentos alopáticos, como locais que recolham resíduos de saúde.

- Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, antiinflamatórios etc) - Devem ser descartados em locais próprios que recolham resíduos de saúde.

- Medicamentos homeopáticos líquidos - Podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.

- Glóbulos homeopáticos - Podem ser diluídos em água fervente e descartados em vaso sanitário ou pia.

- Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos - Devem ser encaminhados para os locais de recolhimento de resíduos de saúde, devidamente limpos com água fervente.

- Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc) - Devem ser descartados em locais de recolhimento de resíduos de saúde, sem retirar o restante do produto da embalagem.

- Recipientes plásticos que acondicionam semi-sólidos como cremes, pomadas e loções - Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser encaminhados ao local de descarte.

- Bisnagas de alumínio - Devem ser abertas e limpas com papel e, em seguida, lavadas com água e detergente.

COMO FAZER

Embalagem fechada
Os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

Seringas e agulhas
Esses produtos também podem ser descartados. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazená-los, como latas de achocolatados, para evitar acidentes.

Papel
Caixas de medicamentos e bulas que não tiveram contato direto com o remédio podem ser encaminhadas para a reciclagem.

Nenhum comentário: