Um programa de prevenção do envelhecimento começa com uma alimentação saudável.
Veja algumas dicas sobre o que comer e o que evitar para manter a saúde em dia, nessa fase.
Veja algumas dicas sobre o que comer e o que evitar para manter a saúde em dia, nessa fase.
- A alimentação ocupa um lugar importantíssimo na prevenção de problemas. Abuse de verduras, legumes, frutas e, principalmente, proteína de soja. Evite o máximo que puder os alimentos gordurosos e açucarados.
- As gorduras permanecem mais tempo no estômago, fazendo com que nos sintamos satisfeitos, mas exigem que o sangue se concentre no sistema digestivo. Por isso, ele vai em menor quantidade para músculos, tecidos, cérebro. Resultado: sensação de cansaço e fraqueza. O consumo excessivo de gordura pode fazer com que nos sintamos fatigados até seis horas depois de comer.
- Assim, tire as frituras do cardápio. Substitua-as por grelhados. Em vez de óleo, use gotinha de azeite. Prefira panelas antiaderentes porque, como os alimentos não grudam no fundo, é possível grelhar carnes e legumes sem o uso de azeite. Basta um pouco (pouco mesmo) de água.
- Os cozidos também são uma boa opção às frituras. Aqui, você só precisa ficar atento à preparação de legumes e verduras. Ficam deliciosos quando cozidos, mas são mais saudáveis quando crus.
- Por isso, incluam, em todas as refeições, as saladas. Lembre-se de colocar nelas ao menos uma folha (alface, acelga, salsinha), uma raiz (cenoura, nabo, beterraba) e um legume (tomate, vagem, berinjela). Na hora de temperar, abuse do iogurte desnatado e da ricota, ambos batidos com seus temperos prediletos (alho, azeitona, manjericão).
- Tire do cardápio diário óleo e maionese. Se não conseguir viver sem eles, use-os, de preferência, apenas uma vez por semana.
- Em lugar do açúcar, adoçante. Hoje em dia, existem várias marcas que podem ir ao fogo sem perder o sabor, o que significa que ninguém precisa ficar sem os deliciosos docinhos. É só usar o adoçante certo.
- Chocolate? Modere o uso, porque ele é gorduroso. Não caia na tentação do tabletes light ou diet: eles podem não conter açúcar, mas mantêm a gordura. Prefira os chocolates desengordurados. Procure essa informação na embalagem do produto, na lista dos ingredientes.
- Modere o consumo de ovos e passe a utilizar leites desnatados (ou semidesnatados). Manteiga e margarina, só as de baixa caloria.
- Requeijão e queijos são uma tentação, mas, quando consumidos em excesso, levam muita gordura ao organismo. Assim, prefira os de baixo teor de gordura. Guarde os engordurados apenas para ocasiões especiais.
- É bom evitar os enlatados. Mas, se não for possível, escolha os que vem em água e sal. Em todo caso, procure moderar o uso dos enlatados. Uma vez por semana é suficiente.
- Finalmente, use o bom senso, que todos temos de sobra. Não deu para resistir ao doce da padaria? Caiu na tentação da feijoada? Tudo bem, mas no dia seguinte faça uma alimentação mais leve, para compensar. Assim o organismo não se sobrecarrega e pode voltar ao normal sem susto.
- Uma última dica: se comemos quando temos fome e paramos quando satisfeitos, obtemos energia suficiente, de maneira natural. Mas, se comemos até estufar, sem dar atenção aos sinais do corpo, avisando que ultrapassamos o limite, nossa energia ficará concentrada na digestão. Ai, adeus pique e bom humor!
Um comentário:
Adoro quando eu venho aqui e tem essas dicas de como se alimentra /viver bem!
Postar um comentário