sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cuidados com a pele

Depois dos 40-50 anos, pele, unhas e cabelo perdem viço e elasticidade. Mas é possível retardar esse processo. Basta manter uma boa alimentação e usar produtos adequados.
- Nossa pele se renova constantemente ao longo da vida, mas, com a idade, essa renovação torna-se mais lenta. Há menor produção de colágeno e elastina, substâncias que mantêm a pele firme e lisa. Além, disso, a água contida na pele evapora. O resultado é a perda do viço, o ressecamento e o aparecimento de rugas.
- Para atenuar os efeitos desse ressecamento, é preciso, em primeiro lugar, tomar muita água (cerca de 2 litros/dia). Borrifar água (fervida) no rosto, sempre que possível, também ajuda.
- O mercado oferece cápsulas de colágeno e elastina, prometendo repor essas substâncias no organismo e melhorar a aparência da pele ressecada. Mas as pesquisas ainda não indicam se esse método funciona realmente. Por isso, quem quiser tomar essas cápsulas deve verificar se os efeitos são mesmo os prometidos. Do contrário, basta parar de consumi-las.
- Cremes hidratantes são essenciais nessa fase da vida. Use diariamente. Prefira aqueles que têm FPS (fator de proteção solar) e que protegem a pele os raios solares. Use cremes específicos para o rosto e outros especiais para o corpo. Não esqueça mãos e pés.
- Uma dica útil para evitar endurecimento da pele e rachaduras na planta dos pés é passar pedra-pomes nessa região, durante o banho. Depois que você se enxugar, passe uma lixa apropriada nos pés. Em seguida, aplique um creme hidratante e desodorante. Você verá como seus pés ficarão lindos.
- Ao menos uma vez por semana, aplique máscaras hidratantes e esfoliantes no rosto, nas mãos, nos pés.
- Acostume-se a usar bucha vegetal durante o banho. Lembre-se de passar pedra-pomes nos locais onde a pele resseca mais, como cotovelos, calcanhares, joelhos. Evite água muito quente, assim como vários banhos por dia, para não retirar a oleosidade natural da pele.
- Durante o processo de envelhecimento, manchas costumam surgir nas mãos e, em alguns casos no rosto. A medicina e a cosmética já têm soluções que evitam o aparecimento dessas manchas e suavizam seu efeito. Um dermatologista poderá orientá-lo sobre os tratamentos mais recentes - que devem ser feitos, sempre, com supervisão médica.
- O passar os anos, as tinturas, as agressões do ambiente (vento, sol, poluição), fazem com que o cabelo também “envelheça”. Para recuperá-lo, use xampus, cremes e loções hidratantes. A indústria cosmética avançou muito nessa área e oferece produtos excelentes. Assim, hoje em dia, todas nós podemos ter cabelos sempre brilhantes e macios, o que ajuda a rejuvenescer a aparência.

Hidratantes naturais
Preparar cremes e máscaras em casa é simples, barato e eficiente. Vejas algumas receitas que podem ajudá-la(o) a ficar mais bonita(o).

Rosto

Máscara de abacaxi
Corte a polpa do abacaxi em pedaços pequenos, que caibam e, quatro colheres (sopa). Misture com duas colheres (sopa) de farinha de trigo e quatro colheres de (sopa) de farinha de arroz. Amasse até formar uma pasta, aplique no rosto e retire com água norma, depois de trinta minutos.

Máscara de amêndoas
Misture pé de amêndoas (vendido em farmácias comuns e de manipulação) com leite até formar um creme. Aplique no rosto e retire depois de seca, com um chumaço de algodão. Enxágue em seguida.

Máscara de abacate
Corte um abacate em pedaços e amasse, acrescentando leite aos poucos. Aplique no rosto, de baixo para cima, evitando as pálpebras e a região dos olhos. Retire com algodão depois de 20 minutos e lave o rosto.

Cabelo

Máscara de coco
Coloque a polpa ralada da fruta numa fronha e amarre bem. Ponha numa panela com água e leve ao fogo até ferver. Quando a gordura subir para a superfície da água, apague o fogo e deixe esfriar. Assim que a gordura endurecer, retire-a com uma colher e aplique no cabelo seco, massageando bem para que ela penetre nos fios. Lave dez minutos depois.

Nenhum comentário: