sábado, 2 de janeiro de 2010

As previsões dos oráculos para 2010

Astrologia
2010 é o ano de Vênus, que privilegia as relações humanas. As pessoas terão mais necessidade de se encontrar e de ser mais tolerantes: pode sair um pouco do computador e das redes sociais e transformar seus contatos em encontros reais. “Vênus é o impulso para o contato, em combate ao individualismo vigente”, alerta a astróloga e psicóloga Lydia Vainer, que trabalha com astrologia desde 1975.

A entrada de Júpiter em Peixes, bem no começo do ano, estimula a sensibilidade e o lado espiritual. “Peixes é o signo do que não é palpável, portanto o mundo ligado a isso se expande”, avalia. Por isso, vale a pena procurar pelo que existe além da matéria – voluntariado ou meditação são boas opções. Por outro lado, a tendência de fantasiar demais também aumenta. Tome cuidado para não se perder nas ilusões.
Peixes é o último signo do zodíaco e representa o olhar para os problemas coletivos, como o drama climático que se desenrola atualmente. “É hora de deixar o individualismo vigente, tão acentuado nestes dias, um pouco de lado”, conclui Lydia.

Tarô
O ano será regido pelo terceiro arcano do baralho, a Imperatriz. A carta, cuja imagem mostra uma mulher grávida sentada em um trono, representa o aspecto maternal e feminino da natureza humana. “A influência da Imperatriz potencializa as energias femininas e aflora em nós a intuição, a criatividade, a fecundidade e a sensibilidade”, explica Simone Laterza, que estuda o tarô há 25 anos. Este arcano antecede a realização. Ou seja: “a fase é perfeita para planejar novas metas, começar projetos e, antes de mais nada, sermos verdadeiros com a busca da nossa essência”.

No âmbito da saúde, o arcano da Imperatriz aponta para um retorno a hábitos mais saudáveis, como atividades físicas e boa alimentação. Vale investir em atividades que tragam prazer e alegria ao dia a dia. O período também é marcado pelo cuidado consigo mesmo. “A energia da carta nos alerta para termos cuidado com o desgaste excessivo”, explica.

Runas
A runa Gebo, da união, é a regente de 2010. O símbolo, com duas linhas que se apoiam, representa o suporte mútuo e o equilíbrio entre polaridades: feminino e masculino, yin e yang. “É um marco que representa a união sem anulação e remete a parcerias felizes, sociedades afortunadas e a harmonia”, salienta Miriam Carvalho, runóloga há mais de 25 anos.

Para as runas, o ano que vem será de equilíbrio. A tônica é a união: o momento é bom para exercitar o desapego e fortalecer a posse na cumplicidade, e não no “ter” pela simples possessão. “Celebre a alegria interior despertada pela magia da cumplicidade e do compartilhar”, recomenda.

I Ching
A leitura do I Ching para 2010 trouxe o hexagrama da Suavidade. A Suavidade propicia sucesso através do que é pequeno e alerta as pessoas para ter um objetivo – mas seguindo a orientação do que vem de cima. O segredo está em executar suas tarefas de acordo com a vontade do céu. Constantino Riemma, professor de Psicologia e Simbologia e especialista em iChing há mais de 30 anos, explica: “É preciso se perguntar ‘eu faço por mim mesmo ou procuro ver alguma coisa que está acima de mim?’. Uma pessoa que tem responsabilidades deve transmitir com clareza o que será feito. Onde buscar essa inspiração? A resposta está em olhar para cima”.

Segundo Constantino, o desafio deste hexagrama é assumir procurar estar a serviço de forças mais altas no cumprimento de uma missão.

Horóscopo Chinês
Em 2010, ano do Tigre no horóscopo chinês, o mundo viverá com uma intensidade sem precedentes. Energeticamente, o ano é caracterizado pela expressão: “Um metal forte está aprimorando uma dura madeira”. De acordo com o Mestre I Ming, astrólogo, presidente da Sociedade Feng Shui e autor do livro “Feng Shui da Boa Sorte”, isto significa que a explosão e a grandiosidade devem predominar nos acontecimentos em geral. “Será um ano de muitas durezas, mas de boas oportunidades para quem as procura”, completa ele.

O ano será favorável para as pessoas dos signos de Cavalo (nascidas em 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990 e 2002), Cão (nascidas em 1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994 e 2006) e Porco (nascidas em 1923, 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995 e 2007). Ao contrário do que se crê, o ano não é favorável aos que são do signo do Tigre (nascidas em 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986 e 1998), nem às pessoas do ano do Macaco (nascidas em 1920, 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992 e 2004).

Búzios
No candomblé, o ano de 2010 será regido pelos orixás Oxalá e Oxum. Ambos são orixás de água, o que aponta para chuvas e catástrofes naturais relacionadas a este elemento. Para os religiosos de fé, o ano anuncia um aumento de energias físicas e espirituais.

O Odu relacionado ao ano é Ofum. “Odu é a energia espiritual que rege os caminhos do destino de cada ser humano”, explica Pai Sidnei d’Omolú, iniciado no terreiro baiano de Mãe Menininha do Gantois e estudioso do oráculo dos búzios há 32 anos. “As mulheres devem se precaver, evitando friagem pelos pés e indo ao ginecologista, pois o Odu avisa de problemas na região da barriga, além de problemas circulatórios e obesidade”.

Numerologia
Na numerologia pitagórica, especialidade da numeróloga e professora Karla Aleh Morghant, o ano de 2010 é representado pelo número 3, somatória dos algarismos que formam 2010. “Toda energia, assim como toda situação, tem sempre um lado positivo e um negativo”, explica. “É um ano de plantação: tudo que for feito de bom e de ruim germinará mais tarde”, completa.

No campo positivo, o 3 está ligado à comunicação, à expressividade e à capacidade profissional. Pessoas que trabalham nestas áreas tendem a se evidenciar. É um ano de crescimento e expansão dos negócios em geral, já que o número 3 traz progresso profissional ao mundo. Por outro lado, o destaque pessoal e profissional, impulsionadas pela energia do número, também atrai as críticas e a inveja. Cuidado com as fofocas, mas nada de deixar suas metas para lá. “Independentemente da complexidade do seu objetivo, gaste o seu tempo em buscá-lo”, recomenda a numeróloga.

Nenhum comentário: