quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Guia prático da organização

Aprenda como e onde guardar todos os documentos importantes para a sua família - e não os perca nunca mais!

Como organizar:
· Contas a pagar: reserve um local especial e que fique sempre à vista. Faça duas divisórias: uma com as contas que vencem do dia 10 ao 15 e outra do dia 16 ao 31. Para não esquecer o dia do pagamento, faça um lembrete na agenda ou no celular.
· Contas quitadas: coloque todas as contas pagas em um mesmo lugar. Você ainda pode fazer subseções e guardar em uma divisória as de luz e na outra as de água.
· Documentos da casa: guarde todos os papéis relativos à sua propriedade, como documentos de compra de móveis e a nota fiscal do encanador.
· Membros da família: separe uma pasta para cada pessoa e cole uma etiqueta com o nome. Lá, você deve guardar as coisas pessoais de cada membro da família, como certidão de nascimento e comprovante de cursos.
· Arquivo morto: guarde os papéis que você só usa uma vez ou outra e os que arquiva por segurança.

Onde guardar:
As opções são as mais diversas. Pode ser em caixa de sapato ou de camisa masculina, pastas do tipo sanfona ou de papelão e até mesmo um gaveteiro. Escolha a que melhor se adapta à quantidade de papéis que terá de guardar. E não se esqueça da etiqueta: ela é a sua grande aliada na hora da organização.

Rotina de manutenção:
O principal motivo pelo qual você está arquivando seus papéis é para facilitar o trabalho, certo? Então, nada de arrumar uma vez e depois, quando chegar um novo documento, jogá-lo em qualquer lugar. A cada seis meses, faça uma limpeza geral. Você verá a quantidade de papéis que pode ir para o lixo.

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