terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dez passos para ter um guarda-roupa arrumado

1 - Tenha o máximo de coisas expostas
Aquilo que não se vê, você esquece que tem. Uma dica para quem vai montar um closet é ter gavetas e prateleiras de vidro temperado: fica lindo e você enxerga o que está nele.

2 - Divida conforme sua vida
Tente agrupar as roupas com um critério que faça sentido para você. Pode ser por estação, por tipo de roupa, por claro e escuro e assim por diante. Para quem usa sempre o mesmo estilo, uma opção é separar por estações: você guarda as coisas de inverno no verão e vice-versa. Assim, há mais espaço para dispor tudo e não enjoa tanto das peças.

3 - Conserve, conserve e conserve
Não adianta tudo ser organizado e você cuidar mal das roupas. Tudo que for de tecido mais mole não pode ser pendurado ou enrolado porque deforma. A regra vale para meias, biquínis, camisetas, tricôs e suéteres. Já cachecóis e cintos precisam estar pendurados. Os de couro sintético, por exemplo, quebram logo se você os enrola, e os cintos de couro verdadeiro ficam marcados.

4 - Use bem suas gavetas
Elas têm uma função primordial: guardar as coisas para que as roupas não tombem para o lado. Colocam-se nas gavetas camisetas, meias e lingerie, ou seja: tudo o que tombaria se você empilhasse na prateleira.

5 - Não sofra. Adapte-se
Não fique se remoendo porque não tem um closet enorme - se adapte a ele. As calças, por exemplo, precisa ficar penduradas uma em cada cabide, pois isso facilita na hora de pegá-las. Mas, se você tem pouco espaço, pode usar aquele cabide que tem várias divisórias ou usar um comum, colocando uma calça mais para a direita e a outra para a esquerda.

6 - Deixe o seu armário bonito
Não dá nem vontade de olhar um armário que não está arrumado. Ainda mais ter idéias para combinar as peças. É importante organizar tudo esporadicamente, assim, se você precisar ir às compras, fará isso sabendo o que falta em seu armário.

7 - Cada um na sua
Para roupas mais delicadas, vale a pena comprar cabides acolchoados. Para casacos pesados, jaquetas e blazers, você precisa ter aqueles que são largos na parte de cima. As saias precisam ficar penduradas nos ganchinhos do cabide. Se achar necessário colocar um plástico para proteger uma peça, faça pequenos furos nele. O tecido precisa de ar para ficar conservado. Outra opção é usar sacos de tule ou de outro tecido leve.

8 - Bijus e jóias bem tratadas
Guarde os colares deitados e esticados, sem deixar um embolar no outro. Para isso, há caixinhas de acrílico com divisórias que resolvem o problema. Ou você pode usar as caixas bonitas que ganha de presente.

9 - Fácil acesso
A regra é simples: tudo o que você usa muito precisa estar à mão. Tudo o que usa de vez em quando pode estar guardado em caixas em cima do armário. “Gosto de colocar as bolsas em prateleiras, assim as vejo e não fico com preguiça de trocar. Também costumo deixar os sapatos nas prateleiras. É bem mais prático”.

10 - Paciência e recompensa
Arrumar dá trabalho. Mas, se você fizer direito e conseguir manter a ordem das coisas, sua vida vai girar de um jeito mais fácil e prazeroso. “É plantar para depois colher. Se você tiver a paciência de organizar tudo, vai ter muito mais felicidade na hora de se vestir. E não vai mais sentir aquela sensação ruim de achar que não tem roupa ao olhar um armário lotado”.

Consultora de moda: Emanuela Carvalho

Nenhum comentário: