quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tradução de termos Jurídicos

1 - Princípio da iniciativa das partes: Faz a tua que eu faço a minha;
2 - Princípio da insignificância: Grande merda isto;
3 - Princípio da fungibilidade: Se só tem tu, vai tu mesmo (parte da doutrina e da jurisprudência entende como sendo: Quem não tem cão, caça com gato);
4 - Sucumbência: A casa caiu!;
5 - Legítima defesa: Tomou, levou, mané!;
6 - Legítima defesa de terceiro: Deu no mano, leva na oreia;
7 - Legítima defesa putativa: Foi mal;
8 - Oposição: Sai batido que o barato é meu;
9 - Nomeação à autoria: Vou cagüetar todo mundo!;
10 - Chamamento ao processo: O maluco ali também deve;
11 - Assistência: Então, brother, é nóis;
12 - Direito de apelar em liberdade: Fui! Demorô (parte da doutrinaentende como Só se for agora!);
13 - Princípio do contraditório: Agora é eu;
14 - Revelia, preclusão, perempção, prescrição e decadência: Camarão que dorme a onda leva;
15 - Honorários advocatícios: Cada um com os seus problemas ou Não mexe no meu que eu não mexo no teu;
16 - Co-autoria e litisconsórcio passivo: Passarinho que acompanha morcego dá de cara com muro, ou Passarinho que acompanha morcego dorme de cabeça pra baixo;
17 - Reconvenção: Tá louco, mermão? A culpa é sua!;
18 - Comoriência: Um pipoco pra dois ou Dois coelhos com uma paulada só;
19 - Preparo: Então... deixa uma merrequinha aí;
20 - Deserção: Deixa quieto;
21 - Recurso adesivo: Vou no vácuo;
22 - Sigilo profissional: Na miúda, só entre a gente, alguns preferem No sapatinho;
23 - Estelionato: Malandro é malandro e mané é mané;
24 - Falso testemunho: Fala sério...;
25 - Reincidência: Pô mermão, de novo?;
26 - Investigação de paternidade: Toma que o filho é teu;
27 - Execução de alimentos: Quem não chora não mama;
28 - Res nullius: Achado não é roubado;
29 - Despejo coercitivo: Sai batido;
30 - Usucapião: Tá dominado, tá tudo dominado.

Nenhum comentário: