terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil há 200 anos

Em 07 de março de 1808 a família real de Portugal se deslocou para o Brasil por causa dos acontecimentos provocados por Napoleão Bonaparte, que descontente com a rejeição de Portugal ao Bloqueio Continental por ele decretado contra a Inglaterra, invadiu o país com suas tropas francesas.
Em 22 de janeiro de 1808 a corte portuguesa chega na Bahia e foi recepcionada por Dom Marcos de Noronha e Brito que se preocupou em programar as instalações destes no Rio de Janeiro, pra onde foram dois meses depois. Após este acontecimento, a colônia sofreu grandes transformações, pois Dom João determinou a abertura dos portos às nações aliadas, a criação do Banco do Brasil bem como do Jardim Botânico e a liberação de funcionamento para fábricas e manufaturas. Posteriormente foi criada a Academia Militar do Brasil, a Marinha, a Biblioteca Real e a Imprensa Régia que contribuíram para que, em 1815, o Brasil se tornasse Reino Unido.
Em 1820, houve a Revolução do Porto que fez com que Dom João retornasse para Portugal com sua família deixando apenas seu primogênito, Dom Pedro de Alcântara, que permaneceu até 1821, como regente. Neste ano chegou ao território brasileiro um decreto da Corte que anulava a regência e que obrigava Dom Pedro a retornar para Portugal. No dia 29 de dezembro Dom Pedro recebeu uma lista de assinaturas solicitando a sua presença no Brasil, rejeitando o decreto que ali chegara. No dia 09 de janeiro de 1822, Dom Pedro anunciou sua decisão de permanecer no Brasil e lutar para que este não fosse recolonizado. Este dia é conhecido como o Dia do Fico.

Nenhum comentário: