1. Mesmo que você encontre com outro dono de cão tão amante dos bichos como você, não se imponha nem conte a história toda dos seus bichos como se vocês já fossem parentes. As pessoas podem sair com seus animais para dar uma volta sem que lhe seja cobrada uma manifestação de adoração coletiva pelos animais. Do mesmo modo não devemos antropomorfizar os animais em público: você pode pensar neles como quase-humanos, mas enjoativo "conversas", com voz de bebê e carinhos como se o cão fosse uma criança, vai constranger seus visitantes.
2. Às vezes, as razões para a devoção excessiva aos animais são óbvias: o casal sem filhos, o viúvo solitário, a mulher idosa, sem família que vivem nas proximidades. O animal enriquece a vida de todos, e se tornou uma parte muito querido da família.Ele é educado, portanto, tratar a paixão do dono do animal de estimação com respeito e simpatia. Mas não se sinta obrigado a participar do mesmo modo devocional, com vozes de bebe.Tente ser educado e mostrar interesse no bem-estar dos seus animais de estimação.Mas animais nunca deve ter prioridade sobre as pessoas.
3. Não imponha seus animais de estimação às suas visitas. Se você as vê pouco à vontade com eles não insista dizendo "-Ah! eles tem que cheirar primeiro." ou "Ah! ele gosta de você." Se a pessoa não está confortável com o assédio do seu bichinho não a imponha à sua visita. Nem ao seu vizinho.Não imponha as peraltices do seu cãozinho a ninguém.
4. Em caso de festas mantenha os seus animaizinhos de estimação num espaço reservado para eles.
5. Não julgue as pessoas pelo amor que elas não tenham ao seu bichinho. Todos nós gostaríamos que todos gostássemos das mesmas coisas que nós: nossos bichinhos, nossas músicas, religião, mas isso é meio tirânico.
6. Quando estiver com seu cãozinho mantenha-o sob controle principalmente com pessoas que tem medo ou crianças pequenas. Se é um animal bravo coloque fucinheira como prevê a lei. Se o seu quintal tem como ele escapar e o seu cão for bravo, o dano que ele fizer mesmo sem o seu conhecimento é de sua responsabilidade, por isso seja cuidadoso.Não ache engraçada que ele alegremente pule sobre as pessoas. Peça desculpas e mantenha-o sob controle.
7. Não abandone o seu animal de estimação e trate-o sempre muito bem.
8. Recolha sempre a sujeira que ele deixar na rua. Leve sacos de lixo para recolher as suas fezes.
9. Não permita a insistência de um assédio animal com frases como "ele está apenas sendo simpático" ou "ele não faz por mal" quando você está lidando com uma criança aterrorizada histericamente. Pense cuidadosamente antes de expor seu cão a uma criança pequena e vice-versa - se não há qualquer risco de lesão ou medo controle ou recolha o seu cachorro.
10. Não permita que seu cão coma na mesma mesa que você muito menos se houver visitas. Nada de patas, e lambidas sobre os alimentos. Não é natural ver gatos caindo sobre a mesa ou sentar-se sobre tartarugas. Saiba receber apropriadamente.
11. Mantenha sua casa rigorosamente limpa. Para o bem do cão também. Nada de naturalizar odores, excessos de pelos por toda a casa, cheiros de urina, pulgas e de cheiro de animais mal cuidados como natural. Tenha uma sistemática de limpeza que assegure que você não está se enganando Um bom truque para acabar com as pulgas é colocar inseticida no saco do aspirador.
12. Não aceite a bagunça do cão por toda a casa. Não seja empregada dele, eduque-o. Faça seus filhos participarem do cuidado dos bichinhos.
13. Como proprietário de um pet-você inevitavelmente se acostumar com o comportamento anti-social de seus animais de estimação. Você será alegremente alheios à implacável ranger hamster roda, o cheiro forte de comida de gato recém-inaugurado, o ritual do amanhecer latindo, ou o cachorro e pêlos de gato que espalham suas almofadas. Mas não deve impor isso aos demais, aos seus convidados. Sabemos que os animais agem por instinto e que esses instintos não devem ser reprimidos pelo bem dos animais. Mas podem sim ser canalizados pelo bom treinamento e não impostos a quem não escolheu viver com animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário