domingo, 29 de dezembro de 2013

Alcance seus sonhos em 2014!!!

Fazer listas de desejos de ano novo é comum. Porém o ano começa e nem sempre conseguimos incorporar aquelas metas em nosso cotidiano. Isso é completamente normal e não por isso você deve desanimar em começar o novo ano com tudo!
 
Se em 2014 seu objetivo maior é alcançar seus sonhos, não perde o que separamos especialmente para você. Abaixo listamos algumas dicas baseadas na Programação Neurolinguística (PNL), uma ferramenta eficaz de mudança comportamental, exatamente por servir como um “manual” para que nosso cérebro trabalhe a nosso favor.
 
Pronta para começar?
 
1. Faça uma lista enxuta com cinco objetivos. Escreva quantos quiser, mas depois eleja os cinco mais importantes.
 
2. Escreva seus objetivos em um papel, sempre usando, na construção da frase, termos positivos. Exemplo: “O meu objetivo é fazer exercícios três vezes por semana, por pelo menos 45 minutos”. Não use: “O meu objetivo é não ser mais sedentária”.
 
3. Responda onde, quando e com quem quer atingir cada objetivo. Estabeleça uma data, diga o local e, caso seja necessário, quem mais estará envolvido (exemplo: um personal trainer).
 
4. Pense se os seus objetivos podem ser divididos em pedaços menores, ou metas. Se sim, faça isso. O ideal é terminar essa lista com pequenas tarefas que você tem que cumprir, mas que sejam simples e factíveis.
 
5. Crie, também, os indicadores para medir o seu sucesso. Ou seja, especifique como você saberá que cumpriu o seu objetivo.
 
6. As suas metas devem ser SMART - Simples, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e com Tempo definido para que sejam alcançadas. Escreva em um papel e deixe em local visível.
 
7. Termine com as tarefas que você pode realizar imediatamente, ou seja, que são a primeira etapa na busca pelos seus objetivos. É possível levantar da cadeira e começar a realizá-las agora? Se sim, faça isso.
 
Mantenha a lista em um local fácil e acessível e cumpra todos os passos do seu cronograma. Não deixe para depois. E lembre-se: um objetivo que demanda uma mudança de hábitos deve ser repetido diversas vezes até que seja incorporado por nós - de acordo com a PNL, pelo menos 21 vezes! Não desista.
 
E feliz 2014!

Conteúdo produzido pela área de Projetos Especiais da Editora Abril.

Nenhum comentário: