sábado, 30 de abril de 2011

As melhores plantas para dentro de casa

Elas trazem vida, agregam uma atmosfera íntima às casas das grandes cidades, ajudam a purificar o ar e ainda valorizam a decoração. Estou falando das plantas. Mas o que leva muita gente a deixar a natureza de lado é a dificuldade de cultivar espécies dentro de casa ou de apartamentos. Entre as maiores reclamações está a de que as plantas não conseguem sobreviver à sombra e sem, muitas vezes, nenhum raio de sol - o que, em parte, é verdade. Entretanto, existem espécies que se adaptam a situações nem sempre favoráveis. O segredo é justamente esse: escolher corretamente a planta que se quer cultivar. Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos as mais indicadas. Basta dispor de um vaso, terra e cuidados periódicos para que sua casa ganhe um pouco mais de verde. Confira.


Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi)
Por não tolerar luz solar direta, é uma das espécies mais utilizadas em interiores. Com um belo volume de folhagens e flores, pode ser plantada em vasos, jardineiras e jardins de inverno. O cultivo deve ser feito sempre à meia-sombra, com solo bem drenado.
Para mantê-lo sempre bonito, valem adubações anuais e regas frequentes: o solo deve estar sempre umedecido, porém não encharcado.
Não tolera frio intenso.




Renda-portuguesa (Davallia fejeensis)
Ideal tanto para vasos quanto jardineiras, é uma boa opção para jardins verticais. Deve ser mantida em solo rico em matéria orgânica e receber regas frequentes, ficando sempre à meia-sombra, porque não tolera sol direto nem frio intenso.




Avenca (Adiantum sp)
Boa opção como decoração, pois tem aparência delicada, a avenca gosta de umidade, meia-sombra e boa drenagem no substrato. Por outro lado, não tolera baixas temperaturas.


 




Dracena (Dracaena marginata)
Adapta-se bem em locais de luz difusa, mas deve ser cultivada em vasos grandes. Tolera meia-sombra ou sol pleno e precisa de irrigação apenas uma vez por semana - e, ainda assim, dependendo da temperatura e da umidade do ambiente.










Asplênio (Asplenium nidus)
Com crescimento lento, pode ser cultivado em vasos e canteiros, mas exige sombra e calor. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e capaz de reter a umidade. .






Árvore da felicidade (Polyscias guilfoylei)
Muito em moda nos anos 1970, quando era comum ter em casa um vaso com duas plantinhas diferentes, chamadas macho e fêmea, a árvore da felicidade vai bem dentro de casa, pois prefere locais sombreados, porém bem iluminados ou à meia-sombra.
Se plantada na varanda, deve estar protegida do vento, uma vez que suas folhas se desidratam facilmente.


Nenhum comentário: