segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como descongelar sem perder nutrientes

O descongelamento de alimentos tem um processo correto para conservar nutrientes, sabor, textura, aparência e qualidade. O ideal é descongelar os produtos a uma temperatura de refrigeração de 1 a 5ºC, 24 horas antes do seu consumo. Se não for possível, a melhor solução é o aparelho microondas.

Planejar as refeições com um dia de antecedência é aconselhável. Assim, poderá se transferir o alimento congelado para a prateleira intermediária da geladeira que irá descongelando naturalmente numa temperatura até 5 ºC.

Não se recomenda colocar o alimento embaixo d’água corrente para apressar o descongelamento. Perde-se sabor e nutrientes. Descongelar a temperatura ambiente é propício a proliferação de bactérias. A maioria dos pratos e vegetais congelados, vendidos prontos, podem ser levados diretamente ao fogo. Siga sempre as instruções.

O forno microondas permite que se tire o alimento direto do congelador para o aparelho. Dar pausa durante o descongelamento para virar o alimento, e coloque-os, se possível, em forme de lua. Grande quantidade de carne pede que hajam períodos de descanso durante o descongelamento para que a parte externa da carne não cozinhe antes do centro descongelar. Tire o pedaço do invólucro.

A carne pode ficar numa grelha própria para microondas para que o seu suco não fique em contato com ela.

Andres Bruzzone Comunicação

Nenhum comentário: